terça-feira, 8 de julho de 2014
Porquê que a Cannabis dá tanta fome?
A intensa vontade de comer depois de fumar "erva" ou ganza é do conhecimento de todos que já experimentaram, mas durante muito tempo os cientistas não foram capazes de o explicar.
A causa do aumento do apetite, conforme um estudo da Nature Neuroscience, não está ligada a nenhum componente secreto da Cannabis. A substância responsável pelo fenômeno é o principal ingrediente da cannabis, o tetraidrocanabinol (THC).
De acordo com as experiências realizadas em ratos, o THC aguça a percepção dos bulbos olfatórios. Isso coloca o organismo num grau apurado de sensibilidade para o olfato e para o paladar. Cheiros e sabores ganham relevância no cérebro, o que estimula a vontade de comer.
Os ratos submetidos à pesquisa foram divididos em dois grupos. Alguns receberam doses de THC, enquanto outros não. A todos foram oferecidas porções de banana e óleo de amêndoas. Os cientistas puderam observar, então, que os ratos sob efeito de THC gastavam mais tempo cheirando o alimento e comiam mais do que o outro grupo.
O cérebro só reconhece a ação do THC se possuir endocanabinoide, receptor da substância. Em seres humanos, o sistema endocanabinoide tem um papel importantíssimo, ajudando a controlar a dor, emoções, sensibilidade e memória, além do apetite. É por esta razão que o uso de cannabis causa tantas alterações peculiares.
Alguns dos ratos usados nos testes foram geneticamente modificados para não possuírem os receptores endocanabinoides. No caso deles o THC não produziu efeito algum.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário